segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A maravilhosa história do Deus Filho que se tornou homem com a missão sublime de vir ao mundo para buscar e salvar o que se havia perdido.

Deus Filho
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Evangelho de João, capítulo 1, versículo 1).
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João, cap. 1, vers. 14).
"Eu e o Pai somos um" (João, cap. 10, vers. 30).
"Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo. Antes, é o Pai que está em mim quem fez as obras" (João, cap. 14, vers. 10).
Nascimento
"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Profeta Isaías, cap. 7, vers. 14).
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela lhe dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher. Mas não a conheceu até que ela deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus" (Evangelho de Mateus, capítulo 1, versículos de 18 a 25).
Família
"Do tronco de José brotará um rebento, e das suas raízes um renovo frutificará" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 1).
"Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? Ë escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra senão na sua terra, entre os seus parentes, e na sua casa" (Marcos, cap. 6, vers. 3, 4).
Função
"Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 2).
Missão
- Água da vida: "No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se de pé, e clamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (João, cap. 7, vers. 37, 38).
- Bom pastor: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas", Jesus (João, cap. 10, vers. 11).
- Iluminador: "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região de sobra de morte resplandeceu a luz" (Profeta Isaías, cap. 9, vers. 2).
- Juiz: "Deleitar-se-á no temor do Senhor, não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir de seus ouvidos" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 3).
"Mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra. Ferirá a terra com a vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 4).
"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruí-los, mas para cumpri-los" (Evangelho de Mateus, cap. 5, vers. 17).
"Se alguém ouvir as minhas palavras, mas não as guardar, eu não o julgo. Pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvá-lo" (Evangelho de João, cap. 12, vers. 47).
- Legislador: "Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça. Na sua lei as ilhas esperarão" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 4).
- Libertador: "... para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 7).
- Luz do mundo: "Devemos fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia. A noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo", Jesus (João, cap. 9, vers. 4, 5).
- Messias: "E vós, quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus, cap. 16, vers. 15, 16).
"A primeira coisa que André fez foi achar a seu irmão Simão, e dizer-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)" (João, cap. 1, vers. 41).
- Carregador de cargas alheias: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 4).
- Salvador: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 5).
"Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Evangelho de Lucas, cap. 19, vers. 10).
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Evangelho de João, cap. 3, vers. 16 e 17).
"Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios" (Romanos, cap. 14, vers. 9).
"Pois primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras" (I Coríntios, cap. 15, vers. 3).
"E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu" (II Coríntios, cap. 5, vers. 15).
- Carregador de pecado alheio: "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 6).
- Intercessor: "Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 12).
- Ascensão: "Depois de o Senhor lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus" (Evangelho de Marcos, cap. 16, vers. 19).
"Abençoando-os ele, apartou-se deles e foi elevado ao céu" (Evangelho de Lucas, cap. 24, vers. 51).
- Profeta: "E as multidões responderam: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia" (Mateus, cap. 21, vers. 11).
"Outros diziam: É Elias. Diziam outros: É um profeta, ou como um dos profetas" (Marcos, cap. 6, vers. 15).
"De todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo" (Lucas, cap. 7, vers. 16).
"Vendo os homens o milagre que Jesus fizera, disseram: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo" (João, cap. 6, vers. 14).
- Pedra de tropeço: "Então ele vos será santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo às duas casas de Israel, de laço e rede aos moradores de Jerusalém" (Isaias, cap. 8, vers. 14).
"Por quê? Não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Vede, eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo, e todo aquele que nela crer não será confundido" (Romanos, cap. 9, vers. 33).
- Segunda vinda: "Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um segundo as suas obras" ((Evangelho de Mateus, cap. 16, vers. 27).
- Seu sangue: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados" (Evangelho de Mateus, Cap. 26, vers. 28).
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver... mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (I Epístola de Pedro, cap. 1, versículos 18 e 19)
"Mas se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (I Epístola de João, cap. 1, vers. 7).
Títulos de Jesus
- Emanuel: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel" (Profeta Isaías, cap. 7, vers. 14).
- Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Profeta Isaías, cap. 9, vers. 6).
- Rei de justiça: "Reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo" (Profeta Isaías, cap. 32, vers. 1).
- Servo divino: "Aqui está o meu Servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se compraz a minha alma; porei o meu Espírito sobre ele, e justiça produzirá entre as nações" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 1).
"Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saido de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido" (João, cap. 13, vers. 3 a 5).
- Braço do Senhor: "Quem deu crédito à nossa pregação, e a quem se manifestou o braço do Senhor?" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 1).
- Pregador ungido: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, e proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos..." (Profeta Isaías, cap. 61, vers. 1).
- Pedra angular: "Assim já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular" (Efésios, cap. 2, vers. 19, 20).
"Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa, e quem nela crer não será confundido" (I Pedro, cap. 2, vers. 6).
- Pão da vida: "Eu sou o pão da vida. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo", Jesus (João, cap. 6, vers. 48, 51).
- Salvador poderoso: "Quem é este, vestido de esplendor, que marcha na grandeza da sua força? Sou eu que falo em retidão, poderoso para salvar" (Profeta Isaías, cap. 63, vers. 1).
- Mestre: "Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sobre tua palavra lançarei as redes" (Lucas, cap. 5, vers. 5).
"E clamaram: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós" (Lucas, cap. 17, vers. 13).
"Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus. Pois ninguém poderia fazer estes sinais miraculosos que tu fazes, se Deus não fosse com ele" (João, cap. 3, vers. 1, 2).
- Estrela da manhã: "E temos ainda mais firme a palavra dos profetas, à qual bem fazeis de estar atentos, como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos corações" (II Pedro, cap. 1, vers. 19).
"Também lhe darei a estrela da manhã" (Apocalipse, cap. 2, vers. 28).
"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã" (Apocalipse, cap. 22, vers. 16).
- Videira verdadeira: "Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor", Jesus (João, cap. 15, vers. 1).
Características de Jesus
- Criação: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Evangelho de João, cap. 1, vers. 3).
"Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele" (I Coríntios, cap. 8, vers. 6).
"Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele" (Colossences, cap. 1, vers. 16).
- Luz: "Eu, o Senhor, te chamei em retidão; eu te tomarei pela mão. Eu te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 6).
- Sabedoria: "Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de inteligência, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 2).
- Discernimento espiritual: "Deleitar-se-á no temor do Senhor, não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir de seus ouvidos" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 3).
- Justiça: "Mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra. Ferirá a terra com a vara da sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 4).
- Fidelidade: "A justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade o cinto dos seus rins" (Profeta Isaías, cap. 11, vers. 5).
- Silêncio e humildade: "Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 2).
"Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 7).
- Mansidão: "A cana ferida não quebrará, e não apagará o pavio que fumega. Em verdade ele trará a justiça" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 3).
"Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração..."
- Perseverança: "Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça. Na sua lei as ilhas esperarão" (Profeta Isaías, cap. 42, vers. 4).
- Sofrimento vicário: "Exatamente como muitos pasmaram 1a vista dele - e o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua aparência mais do que a dos outros filhos dos homens..." (Profeta Isaías, cap. 52, vers. 14).
"Todavia o Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 10).
- Compaixão: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 4).
- Sem pecado: "Deram-lhe sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 9).
- Poder de salvação: "Ele verá o trabalho de sua alma e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si" (Profeta Isaías, cap. 53, vers.11).
- Grandeza: "Pelo que lhe darei uma porção entre os poderosos e com os fortes repartirá ele o despojo; porque derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores. Pois ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu" (Profeta Isaías, cap. 53, vers. 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário