quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Liturgia Dominical - Batismo do Senhor: O Pai Manifesta a Missão do Filho


11 de janeiro de 2009 – Domingo
Batismo do Senhor
(Festa, Gl, Cr, Pf. próp., Cor Branca)

JESUS É O FILHO AMADO DO PAI!

Jesus deixou-se batizar por João Batista nas águas do rio Jordão. Ele é o Servo manso, humilde e prudente, apresentado pelo próprio Deus como modelo para se chegar à plenitude da vida. Veio com a força do amor para instaurar a justiça, curar as enfermidades e iluminar todas as raças e nações. Pelo batismo também nós fomos ungidos para continuar sua missão libertadora no mundo, promovendo os valores que edificam e promovem a vida em todas as dimensões. Como Igreja viva, celebremos seu Mistério Pascal, a Eucaristia.

LITURGIA DA PALAVRA

Deus nos fala

O Servo de Javé, o escolhido, é manso e prudente. Ele possui o Espírito do Senhor para iluminar todas as nações, para curar os cegos e para libertar os que se encontram nas trevas. A profecia de Isaías realiza-se em Jesus de Nazaré, o promotor da paz e da justiça. No dia de seu batismo, o próprio Deus o apresenta como seu Filho amado: “Tu és meu Filho amado de quem eu me agrado”. Com atenção, ouçamos a Palavra de Deus.

Primeira Leitura (Is 42,1-4.6-7)
Leitura do Livro do profeta Isaías:

Assimfala o Senhor:
1"Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.
2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.
3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade.
4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.
6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações,
7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas".

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório (Sl 28)

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe glória e poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!
— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa!
— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

Segunda Leitura (At 10,34-38)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias,
34Pedro tomou a palavra e disse: "De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.
36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.
37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João:
38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.

— Palavra do Senhor.
Ass.: Graças a Deus!

Aclamação ao Evangelho

— Aleluia, aleluia,/ Aleluia, aleluia,/ Aleluia, aleluia! (bis)
— Pois abriram-se os céus/ E a voz do Pai se ouviu:/ “Eis meu Filho muito amado!”/ Profecia se abriu.

Anúncio do Evangelho (Mc 1,7-11)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, … segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.
9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão.
10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele.
11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Profissão de Fé
(Símbolo Niceno-Constantinopolitano)
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra,/ de todas as coisas visíveis e invisíveis./ Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,/ Filho unigênito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os séculos:/ Deus de Deus, luz da luz,/Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,/ gerado, não criado, consubstancial ao Pai./ Por ele todas as coisas foram feitas./ E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus:/ e se encarnou pelo Espírito Santo,/ no seio da Virgem Maria, e se fez homem./ Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia,/ conforme as Escrituras,/ e subiu aos céus,/ onde está sentado à direita do Pai./ E de novo há de vir,/ em sua glória,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e o seu reino não terá fim./ Creio no Espírito Santo,/ Senhor que dá a vida,/ e procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado;/ ele que falou pelos profetas./ Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica./ Professo um só batismo/ para remissão dos pecados./ E espero a ressurreição dos mortos/ e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário